quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Edith Stein




EDITH STEIN E A FORMAÇÃO HUMANA

EDITH STEIN (12/10/1891 à 09/08/ 1942) – Grande intelectual, que teve uma trajetória de vida extraordinária. Passando do judaísmo ao agnosticismo, depois ao cristianismo e enfim á vida contemplativa, como carmelita descalça no Carmelo de Colônia, de onde saiu para um holocausto, junto aos seus compatriotas nos campos de concentração de Auschuwitz.

Edith possui uma grande personalidade, que merece ser conhecida, sendo uma mulher intelectualmente brilhante, partindo da fenomenologia de Husserl e da filosofia se santo Tomás, produziu com sua doutrina, grande admiração no mundo cultural de seu tempo, e continua despertando o interesse de muito estudiosos nos dias de hoje.

As obras de Edith Stein abordam temas de cara ter filosófico, teológicos e pedagógicos.
Vamos nos deter a algum fragmento de sue pensamento pedagógico sobre a formação do ser humano, sua grande preocupação, principalmente no que se refere à formação da mulher.
Uma de suas grandes metas foi compreender a mulher, as peculiaridades de sua formação, e a importância destas na formação dos jovens. na formação humana.

EDITH PROPÕE O SEGUINTE IDEAL AOS EDUCADORES:
Uma verdadeira obra formativa só pode ser realizada por quem é verdadeiramente formado, ou seja, um professor é também um formador, e para isso é preciso que tenha suficiente maturidade, que busque uma formação contínua para melhor desempenhar seu papel de educador.

SUJEITO DA FORMAÇÃO
Quando estuda o sujeito da formação, Edith dá grande destaque a fatores psicológicos, baseando-se principalmente nas obras de O. Lipmann. No entanto, não deixa de destacar sua própria opinião. Insiste que uma psicologia deve desembocar sempre em uma antropologia, ou seja, valorizando o homem em todas as suas dimensões.

Toda doutrina da educação de um pedagogo, depende do valor de sua concepção de ser humano.
Para Edith Stein, a palavra formação tem uma dupla definição: indica um estado e um processo.
Formação como um estado – refere-se à formação pessoal como principio regulativo de vida. Estado ao qual se tende, se almeja, ou seja, nunca acabado.
Estado possível de um homem, e sua tarefa perante essa realidade. Refere-se à questão entre ser e dever ser, questão ontológica.

Formação como processo – entende aquele desenvolvimento no qual o homem conquista uma figura e uma e uma forma, uma precisa identidade. Nesse sentido é sinônimo de educação, sendo importante esclarecer que educação se dirige a um outro, a um tu. Já a cultura, no sentido, de formação, se refere ao próprio eu.

A formação é, desta forma, um produto a educação, o ensinamento é uma ajuda à formação da pessoa.
A formação, entendida como processo, é a motivação que impulsiona juntos, educação e ensinamento.
A verdadeira didática deve dar solução ao problema de como chegar à unidade entre ensinamento e educação para se obter uma formação autentica.
Desta forma, Edith Stein apresenta a formação como um processo em que as potencialidades da alma são plasmadas numa estrutura prevista, num continuo crescimento, algo que está sempre se desenrolando.

Ex: ela compara a formação humana com a formação de uma planta:
Cada ser humano trás em si energias básicas. Disposições da própria alma que como semente precisa desenvolver-se. Não se trata de matéria inerte, sem vida, como argila na mão do artista ou pedra sujeita aos influxos da natureza. “trata-se de uma raiz vital que tem em si as energias (forma interior) para desenvolver-se numa determinada direção, justamente aquela na qual crescerá e maturará a figura perfeita, o quadro completo que brota da semente”.

O ponto principal para a formação humana são as disposições já existentes no sujeito, que jamais está acabado, que é formidável, porém livre, capaz de colaborar na própria formação como agente principal. O mestre, buscando também sua formação, é apena um mediador, no processo de formação do individuo.

“o homem é chamado a viver em seu intimo, tomando em suas mãos a direção de si mesmo, e na medida do possível agir a partir daí.

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