sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Livros didático ,qual escolher ?


LIVROS DIDATICOS...QUAL ESCOLHER?

Quem trabalha na area da filosofia é um ser critico .Na maioria das vezes o material didático utilizado pelas intituições de ensino são impostos pelo governo,que padroniza-os.Isso não significa,no entanto que como um bom questionador ,o docente que atua no campo filosófico não possa avaliar o material com o qual está trabalhando. Há a possibilidade do mesmo profissional elaborar seu próprio material e comercializá-lo.
No intuito de avaliar os materiais didáticos (nesse caso os livros)oferecidos aos professores ,nosso professor de prática profissional nos convidou a escolher alguns livros que serão avaliados pela nossa turma do 4º periodo de filosofia .
O livro a ser analisado por mim é:Um Outro Olhar .Publicado em1995 pela editora FTDCom autoria de Sonia Maria Ribeiro de Souza.(coordenadora do Programa de mestrado da UNIP e Doutora em Educação (pela USP).Tendo como colaborador:Antonio J. Severino.O tema abordado pela autora é a Filosofia vivenciada na prática ,”UM OUTRO OLHAR”,o exercício reflexivo.O Publico Alvo:Destinado aos estudantes do Ensino médio e o público em geral,tem porobjetivo básico de iniciar os alunos no exercício filosóficoComo o livro se organiza : Capa,contra-capa (onde há uma breve apresentação da autora),sumário ,introdução(com uma breve explicitação do tema.,contém 13 capítulos com um total de 248 páginas.No 1º capitulo ,a autora a define filosofia(descrita como uma matéria –prima a ser trabalhada) ,no 2º cap. define o que é o homem ,a partir disso ,no terceiro ela passa a falar sobre tudo aquilo que se constitui produto do homem.3º fala de mito ,religião e filosofia,4º ,a diferença entre senso em relação com a ciência ,5º sobre o conhecimento,o que este vem a ser ,6º,sobre a linguagem ,comunicação e pensamento ,6º o que é cultura,transmitida através da linguagem ,7º o que é o trabalho,resultado do fazer humano,8º o que é política ,resultado do poder humano ,9º o que é ética,os valores criados para a convivência harmoniosa entre os iguais.No 11º capitulo, sobre liberdade,no 12º sobre estética,a noção de belo .E no 13º sobre a tecnologia ,se ajuda ou atrapalha a vida humana e por fim: as considerações finais e as referências bibliográficas .Dentre os recursos utilizados pela autora podemos destacar :os ilustrativos :Figuras e fotos de obras clássicas (tanto em se tratando de musica ,quanto das obras plásticas )A linguagem: Podemos considerar que a linguagem utilizada pela autora é acessível aos alunos (porém é bom ressaltar o risco que a autora corre em acabar banalizando e vulgarizando os termos filosóficos.A capa é muito interessante .Simula uma lupa passando por uma imagem e a distorcendo.A imagem representa a realidade que é distorcida ,necessitando que o espectador lance um “olhar diferente” sobre ela para poder compreende-la.Também é utilizado pela autora quadros com contextos históricos de cada período,o que facilita a aprendizagem pois,o aluno pode relacionar as teorias defendidas pelos autores ,para cada tema proposto,ao seu contexto histórico.A autora expõe as varias formas de abordar a filosofia (sistematicamente,historicamente,por temática,de maneira textual) ,bem como os vários métodos didáticos –pedagógicos disponíveis para cada uma das abordagens.Entre as atividades de fixação propostas pela autora estão incluídos, desde simples questionários até exercícios complexos de reflexão.Os temas ,além de serem tratados sob a ótica dos principais pensadores da filosofia,são tratados a partir das experiências vivenciadas pelos alunos .Musicas populares,textos ,entre outros materiais conhecidos pelos alunos são utilizados para aproximar o aluno do tema estudado.Além disso ,textos extras são sugeridos para melhor compreensão do tema pelo aluno.O livro foi lançado em 1995, treze anos.Uma nova geração se formou desde que foi lançado .A geração atual certamente é diferente daquela que era o alvo da autora .Por isso é bom analisarmos se vale apena abordar os temas polêmicos da forma como é sugerido pelo livro.As referencias bibliográficas utilizadas pela autora para elaborar o livro vão dos autores clássicos ,passando pelos seus comentadores ,como Antonio J Severino ,que colaborou com a elaboração do livro,até nomes como João Paulo II(que tem uma carta sua utilizada para tratar do tema do trabalho) . Considero que o livro pode ser utilizado ,juntamente com outros livros mais recentes ,como já disse,o livro foi lançado há treze anos ,muita coisa acontece ,muitos conceitos se transformam com o passar do tempo .Em treze anos ,muitas descobertas são feitas,certas coisas se tornam obsoletas muito rapidamente . Por isso,talvez, o livro possa servir até mesmo para repensar a filosofia ministrada aos alunos dentro das instituições de ensino ,sejam elas publicas (onde se encontra publico atingido pelo livro) ou privadas .É necessário repensar o objetivo de ensinar o exercício da filosofia para os alunos de hoje.As atuais reivindicações da sociedade ,podem ser satisfeitas com o método utilizado, pelos professores, para preparar o “futuro cidadão”?.Com as mudanças ocorridas no decorrer desses treze anos ,pode-se trabalhar com os alunos de uma única forma .Será que é possível trabalhar ética da mesma forma por treze anos ? Talvez o livro esteja um pouco defasado .Se a uns treze anos atrás se discutia o “ficar “ entre os jovens (termo utilizado para explicar quando um casal trocava somente beijos, apenas em uma única noite ,sem prolongar o relacionamento),hoje o tema que mais se discute é o crescente número de adolescentes grávidas,se antes os adolescentes bebiam e fumavam mais tarde ,hoje eles entram para o mundo “adulto”,cada vez mais cedo.Diante dessa realidade de que maneira se deve trabalhar o exercício da filosofia .Uma obra ,nunca pode ser considerada pronta e acabada ,o que se considera como melhor livro hoje ,amanhã pode estar defasado,portanto encontrar o melhor método e material a ser trabalhado é um desafio do educador .A pesquisa , a criatividade e a intuição podem auxiliar quanto a maneira de abordar o tema e atingir os objetivos .

Nenhum comentário: