sábado, 30 de agosto de 2008

RELATÓRIO DO GRUPO.




Este trabalho, foi realizado na diosciplina Pratica Profissionalde pelo Professor Daniel no ano de 2008,foi pelo nosso grupo abordado o tema Linguagem. Este mesmo tema foi por nós apresentado a um RELATÓRIO DO GRUPOsituada no bairro do Boqueirão em Curitiba e contou com a presença de 7 adolescentes do grupo.
Nosso grupo foi bem recebido pelos adolescentes apesar de haver uma certa rejeição ao ouvirem o tema o qual iríamos abordar, todavia não houve maiores problemas. A apatia pelo que seria apresentado foi relatado pelo coordenador do grupo, Hugo Lemes, como normal a qualquer tema, discução ou assunto a ser tratado.
Todavia, os mesmos pareceram satisfeitos e até animados com as músicas e clipes do vídeo, um dos que mais lhes chamou atenção, foi o clipe da música Cálice de Caetano Veloso, feito no período da ditadura. Eles não conseguiam entender qual o sentido da música e porque este havia sido proibido no período ditatorial, a curiosidade levantou uma pequena discução e controversa sobe a justificativa apresentada pelo nosso grupo. Mas foi muito bom pois assim todos tiveram a oportunidade de falaram sob o que pensavam a respeito do efeito que uma música pode ter sob as pessoas e quais as conseqüências que esta pode trazer.
No demais foi muito difícil fazê-los falar, parece que tudo que o que lhes é apresentado é ao mesmo tempo aceito e rejeitado. Aceito porque eles apenas ouvem sem emitirem maiores comentários e rejeitado porque é visível a expressão que fazem com que diz “será? Tem certeza? Não sei se eu concordo”, mas quando lhes perguntamos o que acham ou o que pensam a respeito, raramente emitem mais do que um “não sei” ou “concordo com vocês”.
Quando a nossa amiga, Rosana Nascimento, falou à eles sob a técnica dos sofistas de utilizar do que fora dito pela pessoa para distorcê-la e utilizá-la em seu próprio favor. E questionou se estes nunca haviam feito a mesma coisa com seus pais ou colegas, estes pareceram se identificar com o assunto e alguns emitiram comentários e fizeram pequenos relatos, alguns com um certo tom de ironia e um ar de hilaridade.
A apresentação foi agradável, mas podemos constatar que os adolescentes são um tanto dispersos e demasiadamente sonolentos, não adianta falar por mais de 5 minutos porque estes parecem ignorar o que fora dito no inicio. Porém, caso o assunto esteja diretamente ligado a suas experiências e a forma de abordá-lo de margem para alguma discução isso os chama um pouco mais a atenção. Parece que eles têm medo de dizer o que pensam, talvez por não saberem o que pensam, por medo de represaria ou ironização do que vierem a dizer.

Nenhum comentário: