quarta-feira, 9 de abril de 2008

A ULTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO.


Talvez o mais polêmico filme do celebre Martim, Scorcese, a ultima tentação de Cristo nos propõe uma instigante re-. concepção da vida de cristo à luz não das suas virtudes divinas,mas das suas inconfessáveis fraquezas humanas.
Este filme tira toda a identidade de cristo, pois em todo filme transmite um homem que passa todo tempo pensando em suas vontades, como pode um Jesus, segunda pessoa da santíssima trindade conciliar duas naturezas tão contraditórias em um único corpo?Sabemos que pela parte humana ele esteve sujeito às tentações da carne, mas nem por isso o diretor Martin Scorcese poderia tomar imensas liberdades com relação ao caráter especialmente de Jesus que é exposto. É uma oposição à própria manifestação de Deus,de um Cristo que foi enviado para cumprir todo plano de Deus por amor da humanidade, dando testemunhos de obediência,humildade,castro,consciente de sua missão. Porém descreve como um dos piores vícios humanos, mentira, infidelidade prepotente.
Denota na filme um Jesus igualado a nós, confuso, inseguro, medroso em suas decisões, vitimas de seus sentimentos e vontades.
Para shopenhauer, o homem é vontade, uma vida volta às “paixões” uma força irresistível, insaciável e onipotente. Como Kant, já revelando um lado negativo,Kant veria um cristo que não obedece ao imperativo categórico,ao mandamento ou lei moral.

Nenhum comentário: