sábado, 8 de março de 2008

O nascimento da filosofia


O nascimento da filosofia.

*Odinei Freitas Santos

Em filosofia, o passado, a tradição, a historia e tudo. Porque a filosofia não é uma construção arbitrária de um pensador isolado. É uma somatória lento e progressivo, de todas as civilizações e de todas as culturas do que ela tem mais importante.
Afirmam os historiadores da filosofia que esta possui data e local de nascimento: nasceu entre o final do século VIII a.c e o inicio do século V.I a.c, nas colônias grega da Ásia Menor, particularmente as que formavam a Jônia, e o primeiro filosofo, Tales, era natural de Mileto.
Podemos destacar aqui no florescer da filosofia quatros grandes períodos na história da sociedade Grega.
1 - Período homérico, isto é, a época entre 1200 e 800 a.c, narrada por Homero,quando os aqueus,os jônios e os Dórios, que consquitaram e dominaram Micenas, Tróia e Creta, trazendo para as costas do mar Egeu em regime patriarcal.
2 - Período da Grécia arcaica, ou dos setes sábios, no séc. VIII a.c ao inicio do séc. v.a.c. Nesse período os agrupamentos constroem cidadelas, aí fortalezas, como sedes dos governos das comunidades, surgem Atenas, Tebas, megara no continente, Esparta e Corinto no Peloponeso, Mileto e Éfeso na Ásia Menor; Metileno, Camus e Cálcis nas ilhas no mar Egeu. Passando da monarquia à oligarquia urbana,economicamente predominam o artesanato e o comercio
3 - Período clássico, do século v.a.c ao IV a.c quando, com, as reformas de clitenes, primeiro, e mais tarde cm o governo de Pirecles, Atenas aí se coloca à frente de toda Grécia, desenvolvendo a democracia e surge o império marítimo Ateniense. O porto de Atenas, o pireu, é o centro para onde convergem produtos e idéias do mundo,dando assim inicio as rivalidades entre as cidades e tem inicio a Guerra do Peloponeso,que trará o fim do império Ateniense e das cidades,estados gregos.
4 – Período Helenístico, quando a Grécia passa para o domínio da Macedônia com Felipe e Alexandre e depois para o domínio de Roma.
Seguindo essa periodização, a filosofia nasce na Grécia arcaica,alcança o seu apogeu na Grécia clássica e se espande para além para alem das fronteiras gregas no período helenístico,ao todo seis séculos. Apartir do século VII a.c,hordas dóricas invadem as regiões ocupadas pelos aqueus,que em emigração forçada,deslocam-se para a Ásia menor,fundam colônias marítimas,desmantelam a sociedade ali existente,tornando-se potencia de navegação,comercio e artesanato,em intenso contato com outros povos do Oriente.Com o surgimento da moeda a invenção do calendário,o desenvolvimento de novas técnicas e com o aparecimento de uma rica classe de comerciantes que realiza e supera a antiga aristocracia agrária,assim a sociedade grega vai –se tornando citadina ou urbana ea cultura vai-se laicizando as formulações mítico-religiosas,vão cedendo o passo a explicações racionais,cujo nome será afinal filosofia.
Aristóteles chega a declarar que a filosofia só teve inicio com Tales de Mileto, por ser ele a abordar tais abordagens especulativas. Do ponto de vista da objetividade a historia, portanto,se de fato Aristóteles pode ser considerado nossa fonte mais fidedigna sobre a cultura grega, que o precedeu,nele muitos dados sobre os primeiros pensadores já se encontram interpretados ou significa mente omitidos.
Vou aqui me deter em alguns textos e questões que marcaram a filosofia em seus dois primeiros períodos, o pré-socrático e o clássico, sobretudo por terem estes constituídos pontos de referencia para os demais períodos, como para a própria filosofia Ocidental, em geral, e tendo em vista nossa exigüidade de espaço no presente volume, que nos impede de tratar os mil anos de pensamento grego.
A filosofia Pré-socratica é dominada pelos problemas cosmológicos. Ela se destaca os físicos ou filósofos da natureza sensível, escola jônica,principalmente,onde procuravam explicar tudo através de um principio material.Alem dessa corrente jônica,principalmente ,onde procuravam explicar tudo através de um principio material.
A filosofia sofista caminhava ao encontro das necessidades de uma cultura, acostumada com a educação política das classes. O significado da própria palavra não tem nenhum valor filosófico determinado e não indicava também nenhuma escola.

* Graduando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Curitiba

Nenhum comentário: