sexta-feira, 14 de março de 2008

Resenha Sobre o Filme Antígona



ANTÍGONA, DE SÓFOCLES.


Antígona foi filha de Édipo, que sem conhecê-los matou o pai e casou-se com a própria mãe (Jocasta), tornando-se rei de tebas. Na arte de Sófocles o destino ultrapassou os limites da vida de Édipo, trazendo assim conseqüências a sua filha Antígona.

Desgraças irreparáveis e grandes provações acontecem em toda a historia de Antígona, pesada missão que iniciou de ajudar e guiar o seu pai já cego expulsa de tebas por toda vida, em suas peregrinações, amparando-o até a sua morte. A sua ultima tragédia, das muitas já sofrida foi no combate entre os dois irmãos, Etéocles e Polinices,que submeteu pela conquista do poder em tebas,combate no qual morreu amaldiçoado por Édipo,a quem foi expulso por descobrir os seus crimes.

Seus dois filhos,combinaram a exercer o poder de forma alternada,por um ano a começar por Etéocles,porém vencendo o tempo recusou-se a entregar o trono a Polinices,que apoiado pelo reino de Argos se decreta contra Tebas.Após a morte de muitos contra a cidade de Tebas,passa a ser governado pelo cunhado de Édipo(Cleonte) que já designou uma lei pelos que morreram na guerra não fossem velado e nem sepultado por ser traidor de sua pátria .Mas Antígona desobedeceu a lei e pede pelo o seu irmão todas as honrarias fúnebres.Por desobedecer as leis preditas pelo rei,através deste ato piedoso,foi condenada a morte pelo próprio rei,sendo enterrada viva numa gruta de sua família,onde Antígona é enforcada por suicídio.O seu noivo Hémom,filho do rei ,mata-se sobre o seu cadáver enfurecido pelo crime do próprio pai.

Eurídice,esposa de Creonte,diante da perda do seu filho,desesperado chega a cometer o suicídio.Creonte não sabendo o que fazer diante de tanta dor e desgraça,pede para que a levem para longe onde ela pudesse morrer exposta ao tempo,a fim de que pela crença que acreditava nos deuses pela sua morte o acalmasse a sua ira e aplaques se a fúria do exercito inimigo,assim tebas não morresse.

Contudo todo o cenário desta historia se dá em torno de Antígona,que enfrentando sozinho o tirano Creonte,e torna o elo principal do desencadeamento do destino dirigido contra o rei por sua própria inconseqüência.É também o destino de toda cidade,que entre os dois oponentes,entre a dignidade e o medo.”Se alguém perguntar que foi Antígona “que respondam,foi aquela que morreu ante de Tebas.”

A coragem de assumir o destino....

Nenhum comentário: