sábado, 8 de março de 2008

A Odisséia




A ODISSÉIA

RESENHA DO FILME

*Odinei Freitas Santos

O filme Odisséia conta-nos a história de Ulisses, rei de Ítaca e suas aventuras ao tentar voltar para casa depois de uma terrível batalha de Tróia, onde ele foi amaldiçoado por Posêidon.
Ao nascer seu filho, Ulisses é convocado para se juntar à guerra de Tróia. Tal empreitada teve a duração de 10(dez) anos, até que os próprios gregos tiveram a idéia extraordinária de confeccionar um enorme cavalo de madeira, que é o mais conhecido como (Cavalo de Tróia), pois é através deste que escondera seu exército, zombando os troianos que pensavam ser um presente.
Ulisses, sentindo-se vitorioso e arrogante, questiona a necessidade do auxílio divino, para seus feitos; o que desperta a ira de Posêidon... Ele vai para o norte, mas lá nada dá certo. Desta vez atracaram para Eola, a terra do rei. Eola, julgando Ulisses de ser o culpado, não o ajudou e expulsou seus companheiros, perdendo sua a própria vida. Assim, fugindo Ulisses da terra dos Lestrigones chega à cidade da sua amante Circe.
Passado alguns anos, Ulisses prossegue na sua viagem em direção à casa, mas, não sem antes, da feiticeira lhe ensinar a cantar (atraindo os marinheiros), que se atiram ao mar.
Assim, Ulisses passa salvo pelas Sereias e prossegue sua viagem. No entanto, um redemoinho lhe envolve trazendo transtornos, para atravessar este e os monstros ele faz uma manobra na nau e consegue desviar dos monstros de Seis Cabeças. Abalados os homens prosseguiram a sua viagem, chegando à terra de Hélios (o deus do sol), para comerem do gado. Eles obedeceram, mas ficaram parados em pleno mar durante um mês por falta de vento.
Quando os ventos sopraram favoráveis eles partiram para Ítaca. Neste percurso de mar dentro enfrentaram muitos perigos com vítimas. Ficando Ulisses continuando a enfrentar os desafios...


* Graduando em filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Curitiba

Nenhum comentário: