sexta-feira, 14 de março de 2008

Resenha sobre o Filme Édipo Rei.




ÉDIPO REI.

SIGINFICA: (PÉS INCHADOS)

Édipo Rei de Sófocles é uma das obras-primas mais importante da literatura. É considerada uma das maiores tragédia já escrita pelo próprio homem, escrita no século v a.c por Sófocles.

A lenda de Édipo é trabalhada pelas mãos de Sófocles que hoje ainda é lida e apreciada pela emoção. Édipo foi um rei que lutou contra as forças do destino e da fatalidade, mas é por elas derrotado e destruído.

Sófocles conduz toda a ação dramática e entrelaça os acontecimentos com admirável mestre. A história começa quando Édipo, príncipe de Corinto é insultado por um bêbado, que logo o acusa de não ser filho legitimo do Rei Políbios. Édipo perturbado recorre ao Delfos, evitando responder a sua pergunta de Édipo, e já profetizando que ele mataria o próprio pai e se casaria com a sua mãe. Com a má noticia foge para Corinto onde se esconde na cidade de Tebas. Daí para frente inicia toda tragédia,onde Édipo se depara com uma carruagem,onde estava o Arauto o seu pai verdadeiro o rei de Laios de tebas,mas nesse passar da carruagem surge um desentendimento matando a todos da carruagem incluindo o seu pai.

Após ter salvado o povo de Tebas Édipo é proclamado rei e casa-se com a viúva de laios (sua mãe).Toda historia vai além,pois meche com algo que existe nas profundezas de nosso ser,provocando sentimentos de compaixão e revoltas,e faz nós a pensar sobre a obstinação e o orgulho.

Sófacles monta em toda historia um drama provocando duas bases das crenças,relacionado com a atualidade de hoje que são a dimensão humana e divina,mas vai muito além,Édipo rei de Sófacles,coloca-nos diante de forças superiores,que mencionado anteriormente,mas também a clareza,a vitalidade e racionalidade do mundo humano grego que não é outro senão o nosso próprio.

Nenhum comentário: