sábado, 8 de março de 2008

Tróia


TRÓIA

RESENHA DO FILME
*Odinei Freitas Santos

O filme se baseia no conto épico de Homero chamado “A Ilíada”. Conta sobre o cerco e a queda de tróia por causa dos motivos políticos, mas a verdadeira causa de todo o conflito de guerra foi pelo “rapto de Helena”, que é esposa de Menelau, que logo depois ficou conhecida como Helena de Tróia.
Menelau, insultado pelo rapto de Helena, que foi levada para outro lugar da margem do Mar Egeu, recorreu a seu irmão e pediu que todos os gregos se unissem contra os troianos. Para Agamenom, que queria todo o poder em suas mãos viu ali a chance para a conquista total de Tróia, tendo em vista que esta ainda não fazia parte de seu poderoso império. Mas para que essa guerra se concretizasse, foi preciso convencer Aquiles a lutar, e quem se coloca encarregado de organizar a manifestação contra o povo de Tróia foi Ulisses, o rei de Ítaca.
Assim, os povos gregos desembarcaram nas praias troianas e colocaram-se em posição e clima de guerra.
O rei Príamo, o rei de Tróia, se manifestou pela preocupação, pela sua estrutura de povos, mas confiava em suas muralhas que nunca antes fora vencida, contando para isto com o seu filho mais velho, o guerreiro Heitor, que comandou toda a busca da conquista de Tróia.
Diante da manifestação do lado grego, o pior inimigo pode estar dentro de seu próprio exército, criando assim o choque de personalidades entre Agamenom (que por trás manifestava o interesse pela busca das riquezas) e Aquiles (que desejava a conquista da glória).
No entanto o grande amigo de Aquiles, a pedido de Agamenom, tenta convencê-lo voltar à guerra, já que havia decidido deixar os combates, após ter uma de suas escravas Breseide, mas ele não consegue convencê-lo. Patroclo acaba pedindo a armadura e as armas de Aquiles, para que seja confundido com o próprio Aquiles, como um herói que lidera os gregos contra os troianos.
Porém Pátroclo acaba sendo morto por Heitor, grande líder troiano.
Após Aquiles saber da morte de seu Pátroclo ele decide vingar-se, voltando ao campo de batalha, onde ele mata Heitor e vinga a morte de seu primo.
Contudo os gregos tomam a conquista de Tróia, destruindo tudo, na qual os gregos reconhecem Tróia como governo.

* Graduando em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Curitiba

Nenhum comentário: